Por ter uma composição muito similar à matriz mineral óssea, Osteosynt atua como um arcabouço propício para a formação de um novo tecido ósseo, e é substituído gradativamente, conforme a atividade metabólica de cada indivíduo, com maior eficiência.

Por essas características, é um biomaterial biomimético, ou seja, capaz de simular a matriz extracelular do tecido ósseo, permitindo uma interação natural do biomaterial com as substâncias e estruturas do próprio corpo, permitindo, então, formação de novo tecido ósseo na área perdida, naturalmente.

Essas características garantem ao material diferenciais que transformam a família de produtos OSTEOSYNT, em biossoluções inovadoras e em referência mundial de mercado na reconstrução de tecidos ósseos:

A biomimética desenvolve funcionalidades úteis aos humanos, a partir de observações sobre a natureza. O Osteosynt cumpre o papel do arcabouço do tecido ósseo permitindo a circulação de substâncias capazes de permitir a formação de novas células ósseas no local da perda.

Um composto bioativo interage quimicamente com o organismo. A bioatividade é definida como sendo a propriedade de formar tecido sobre a superfície de um biomaterial e estabelecer uma interface capaz de suportar cargas funcionais (DUCHEYNE E KOHN, 1992).

Os materiais biocompatíveis não induzem resposta inflamatória, nem nenhum material e/ou elemento nocivo ao organismo no seu processo de degradação. “A biocompatibilidade de um material para implante é ótima se o material proporciona a formação de tecidos normais na sua superfície e, adicionalmente, se ele estabelece uma interface contínua capaz de suportar as cargas que normalmente ocorrem no local da implantação” (KOHN E DUCHEYNE, 1992).

  • Interação e adsorção proteica e outras moléculas bioativas
  • Viabilidade, proliferação e diferenciação celular
  • Absorção de drogas e outras moléculas bioativas

A vascularização que o OSTESOYNT proporciona, permite a absorção, condução, deposição e liberação de drogas, substâncias e células, e a adsorção de proteínas próprias do indivíduo, permitindo boa neoformação óssea mesmo em áreas de pouca vascularização, e mesmo na área da lesão.

OSTEOSYNT® cria um arcabouço ideal, formando uma matriz de suporte desejável, pelo tempo necessário para a deposição e manutenção do tecido ósseo, que adere fortemente à sua superfície por processo químico, devido às suas características, penetrando em sua estrutura porosa, incorporando-a integralmente ao tecido novo, como parte integrante.

A estrutura interconectada dos poros do Osteosynt promove a migração de novas células, a formação de vasos sanguíneos e a continuação do processo de osteogênese. A nanoestrutura do produto possibilita a circulação de fluido biológico através do material. Isso promove, dentre outros, a deposição de material biológico ao redor e entre os poros do material, criando as condições para que o próprio organismo forme estruturas ósseas. Osteosynt atende a todas às necessidades para criar uma condição local mais próxima da ideal possível, para permitir e estimular o crescimento do tecido ósseo do organismo.

Osteosynt é osteocondutor porque fornece uma estrutura interligada que propicia a migração das novas células e formação de novos vasos, e a continuidade do processo de osteogênese;

A propriedade de osteoindução intrínsica das biossoluções Eincobio é consolidada, a cada dia, pelos estudos de alto nível e resultados clínicos de longo prazo. Eles comprovam a diferenciação do fenótipo de células-tronco mensequimais em osteoblastos, a biocompatibilidade de OSTEOSYNT na sua aplicação – como Scaffold nanoestruturado de geometria adequada, e meio de cultura celular com capacidade osteogênica.

Substituição gradativa pelo tecido novo. A concepção do material partiu do princípio de que a osteogênese é uma função exclusivamente biológica, ou seja, apenas um organismo é capaz de formar osso. Assim, o OSTEOSYNT cria as condições que permitem, com eficácia comprovada, a neoformação óssea.

Absorção, condução, deposição e liberação de drogas, substâncias e células, e capacidade de adsorção de proteínas próprias do indivíduo. Interação e adsorção proteica e outras moléculas bioativas.

Sua resistência mecânica se dá por sua composição de HA + BTCP, somado a outros minerais, em baixa quantidade, juntamente com a medida ideal de sua porosidade (micro e macro), além do processo de fabricação (Temperatura e Pressão), e da irregularidade da superficie intern, que permite uma estabilidade e homogeneidade em todo o material (a nível molecular).

R. André Cavalcanti 63 - Gutierrez - BH/MG - CEP: 30441-025
Fone: (31) 3335-2905 -eincobio@eincobio.com.br
©2020. Einco Biomaterial. Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
CzechEnglishItalianPolishPortugueseSlovakSpanish
Top